Páginas

sábado, 22 de agosto de 2015

Acorde cedo e seja feliz para sempre


Adolescente tem mania de dormir tarde. Eu, que mal fiz 18 anos, ainda tenho esse hábito muito forte em minha vida. Mas muitas vezes, mesmo depois dessa fase, as pessoas acabam se identificando como notívagas e realmente tendo uma melhor produtividade durante a noite/madrugada. Geralmente, são pessoas que trabalham com artes ou quaisquer outros processos criativos. Não sei o porquê da ligação, mas acontece na maioria dos casos.

Não acho que exista um certo e um errado; acho que existe o que funciona melhor pra cada um. Ao longo do tempo fui percebendo que euzinha, Yara, ao mesmo tempo que gosto MUITO de dormir e sou preguiçosa assumida - sempre que tem um cantinho eu tiro uma soneca -, também fico agoniada se perder muitas horas do dia dormindo. Dormir até tarde me dá agonia, porque quando eu perco a manhã inteira, parece que eu já perdi metade do dia. E deitar cedo também me dá agonia porque eu fico com a sensação de que ainda tem tantas horas para serem aproveitadas que eu não posso simplesmente dormir e ignorá-las.

Só que nisso de dormir tarde e acordar cedo, eu preciso encontrar um meio termo pra dormir as 8 horas - ou pelo menos 7 e meia - diárias recomendadas. Se não, não adianta nada acordar cedo e ficar o dia inteiro sonâmbula. A parte de acordar cedo eu comecei a praticar, e meu corpo já até se acostumou a acordar no máximo às 8h (eu estava dormindo até as 10h antes), sem despertador. Mas com despertador estou tentando acordar sempre às 6h30, pra ir à academia logo de manhã cedo e já deixar essa "tarefa" concluída pro resto do dia. Porém, à noite, por mais cansada que eu esteja, eu não consigo dormir antes da meia noite. Durmo, no mínimo, quando realmente consigo, as 23h30. Aí a gente vai ajustando o relógio biológico pra ficar tudo nos conformes.

Mesmo assim, eu sinto muita diferença ao acordar cedo. De manhã muuuito cedo eu não funciono pra fazer atividades como escrever no blog, porque ainda estou muito no modo automático, e por isso incluí a academia nesse horário, porque é algo mais "fácil" de fazer e também já me dá outra disposição pra começar o dia após praticar exercício físico. 

Quando eu acordo cedo o dia já começa de outro jeito, a disposição fica maior e eu fico mais produtiva. Se nas primeiras horas do dia eu não empacar e ficar usando a internet, melhor ainda! O fato de não perder a manhã toda deitada na cama enrolando pra levantar é maravilhoso, porque quando a gente perde a manhã parece que o dia não rende. Além disso, você fica com a sensação de que tem um dia inteiro pela frente, e isso anima muito.

Eu sei que cada um tem seu ritmo e seu horário, mas eu sempre falei isso e me dei uma chance pra experimentar acordar cedo. Por que você não tenta também? O máximo que pode acontecer é você ver que realmente não tem condição nenhuma e prefere produzir a noite. Mas experimentar dar preferência à luz do dia pode ser uma boa!




Me contem sobre as experiências e hábitos de vocês nos comentários!

Beijocas da Yaroca


0 comentários:

Postar um comentário