Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água


Gente, eu não sei se vocês também são assim, mas eu costumava ter muito preconceito com a literatura brasileira. Talvez porque eu me acostumei muito com aqueles romances adolescentes dos EUA e com histórias de vampiros e bruxos, eu achava tudo daqui muito chato. Mas aí, há alguns meses atrás (por causa do projeto de literatura do colégio, confesso) eu resolvi dar uma chance pros livros do Jorge Amado. E o resultado foi que eu me apaixonei!

Hoje vim falar pra vocês sobre o livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água, que é uma comédia muito boa! (E o livro é pequenininho, então pra quem tem preguiça de ler é bem legal!)


O livro conta a história de Joaquim Soares da Cunha, um pai de família respeitável, trabalhador e educado. Tinha a sua família como prioridade de tudo, e fazia tudo por sua mulher e sua filha. Só tinha um problema: ele não gostava daquela vida, pois sua mulher e sua filha não lhe davam um retorno, um carinho. Viviam sempre reclamando e mandando-o se desdobrar para agradá-las.

Até que um dia, Joaquim cansou de ser tão maltratado e resolveu sair de casa. Virou um beberrão das ruas de Salvador, o que era inadmissível para sua família (e essa foi a primeira morte de Quincas. Quando Joaquim foi morto pela sua família moralmente).


Porém Quincas criou uma outra família no bar que frequentava, pois todos o amavam e amavam suas histórias, conselhos e lições de vida. Ele era como um grande pai para todos do bar.

Um dia, Quincas foi achado morto, com um sorriso no rosto e uma garrafa de cachaça na mão. Sua família de sangue foi chamada e a notícia se espalhou entre todos da cidade que haviam conhecido Joaquim e Quincas (eram duas pessoas diferentes, afinal).


“Começa então uma curiosa disputa em torno do falecido: sua envergonhada família tenta restituir-lhe a compostura, vesti-lo e enterrá-lo como o honrado Joaquim Soares da Cunha; os amigos de copo e farra, bêbados no mais alto grau, dão-lhe cachaça no velório, despem-no dos trajes formais e fazem-no voltar a ser o velho Quincas Berro D’água.”


A história toda é muito engraçada e nos faz repensar sobre os valores de família. Do que adianta uma família “bem estruturada” (nos moldes da sociedade), se não existe amor nela?

O livro também já foi transformado em filme (que eu ainda não vi), e aqui está o trailer pra vocês darem uma olhada:

                     

Bom, é isso gente, espero que vocês leiam e gostem! Eu adorei! (Meu preferido de Jorge Amado é Capitães da Areia, mas isso fica pra outro post...)

Quem já leu? O que acharam? Contem nos comentários!

Beijocas da Yaroca


0 comentários:

Postar um comentário