Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

Pele seca: o que fazer?

Quem tem a pele do corpo seca sabe o sofrimento que é ter a pele repuxando, sentir coceira e ficar com aquele aspecto "foveiro" nas partes naturalmente mais ásperas do corpo. Eu sofro disso tudo, e desde pequenininha uso hidratante corporal sempre; é uma etapa de beleza e cuidados com o corpo que eu não posso pular de jeito nenhum no meu dia-a-dia. Hoje eu vim contar pra vocês as causas, as consequências e os cuidados que temos que tomar com o ressecamento da pele. Vamos lá?


Há vários tipos de pele seca: a genética, a com tendência atópica (causada por alergias), a sazonal (que aparece em determinada estação do ano, geralmente na mais seca; no caso de grande parte do Brasil, no inverno), a aguda, e as tantas outras causadas por descuidos que temos no dia-a-dia. Alguns fatores que podem agravar a secura da pele são o sol muito forte, o frio, produtos irritantes à pele, tomar banho demais, falta de água no organismo, sabonetes ásperos, entre outros. 

Os principais sintomas da pele ressequida são a descamação da pele, o aparecimento de rugas (pois a pele fica repuxando), envelhecimento precoce e as rachaduras, que podem acabar sendo penetradas por bactérias e fungos, o que causa coceiras, micoses e etc. Eu já tive tudo isso, mas ultimamente tenho conseguido controlar com alguns cuidados e produtos. 


Primeiro de tudo, vamos lembrar do velho clichê de hidratar o corpo de dentro para fora. Os hidratantes corporais são ótimos, mas em sua maioria hidratam a superfície da pele, e não realmente ajudam o seu corpo a produzir a hidratação necessária para ela. Então, é essencial beber muuuuuuita água, sempre! Incluir esse hábito no meu dia-a-dia foi a melhor coisa que eu fiz, porque além de ajudar a hidratar a pele, também faz bem pra tudo, né gente?


Limpar sem agredir também é muito importante. Não precisa ficar fedida, mas dois banhos por dia são suficientes para se limpar e não agredir a nossa pele. Se tiver que tomar mais de dois banhos, tente deixar no máximo três por dia. Sei que tem gente que, por exemplo, no calor, tem mania de ficar tomando banho o tempo inteiro. É refrescante, eu sei, mas desnecessário e ruim para nossa pele. O sabonete também tem que ser de preferência líquido; eu não uso porque não gosto, então uso sabonete em barra mesmo, mas escolha um que não seja áspero nem tenha aqueles esfoliantes, e que tenha uma composição bem hidratante.

Outra dica legal é secar o corpo sem esfregar. Quanto menos atrito com a toalha, melhor. O uso de bepantol em partes mais ásperas do corpo também é ótimo; todo mundo sabe que a pomadinha milagrosa é super hidratante e realmente faz efeito; e ela também pode ser utilizada como hidratante labial, pra quem tem os lábios também ressecados.


Pra quem acha que a esfoliação está proibida para quem tem pele seca, está redondamente enganado: o ideal é fazê-la uma vez por mês para eliminar as células mortas da superfície do corpo. Mas sempre com moderação: uma vez ao mês já é o suficiente.

Por último, não podemos nos esquecer dos hidratantes corporais. Sei que muita gente tem agonia de passar, porque a pele fica lambuzada e tal, mas existem diversos produtos no mercado que são hidratantes e não deixam esse aspecto na pele; é só procurar que vocês acham fácil! Tenho usado os dois produtos abaixo após o banho:


O hidratante da Dove é ótimo para quem não é muito fã de hidratante. Ele é grossinho, você sente que ele hidrata a pele, mas é rapidamente absorvido, então uns dois minutos depois de usá-lo, se você passar a mão na pele vai sentir ela sequinha! Só que a hidratação penetra na pele e dura horrores! Eu fico sem uma pele repuxando, muito tranquila!

Já o hidratante da Nivea fica meio lambuzadinho por um tempo, e ele é mais grossinho ainda do que o da Dove! Dá um trabalhinho de espalhar, parece aqueles protetores solares que você passa na pele e ele fica grudado, tem que fazer força pra espalhar, sabem? Mas o resultado dele é muito bom também, ele hidrata muito!

Pra quem ainda quer uma hidratação extra, pode usar um óleo de banho, como esse da Natura que minha mãe adora, eu já usei e aprovo!


As manteigas corporais, como essas da Victoria's Secret, também são muuuito boas e potentes, mas pra quem tem aquela agonia que eu mencionei, melhor nem usar, porque elas são bastante grossas!







Bom gente, é isso! Fiz esse post porque eu tenho muita dificuldade de achar dicas pra cuidar da minha pele seca, apesar de que as dicas que eu dei são o básico do básico, né? Com esses cuidados, nossa pele sensível melhora muuuuito! Agora, se você ainda tiver problemas mesmo fazendo tudo isso, é legal procurar um dermatologista, afinal, ele é especializado nisso e vai te ajudar muito mais do que eu ou qualquer outro post na internet! 

Espero que tenham gostado das dicas!
Um beijo e até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário