Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

18 coisas que aprendi antes dos 18!


Ao longo da vida, a gente vai crescendo e amadurecendo. E amadurecimento não tem nem um pouco a ver com idade, mas sim com as experiências que cada um vive. Nos meus 18 anos de existência, posso dizer que ao mesmo tempo que acho que não sei de quase nada dessa vida, também já passei por poucas e boas que me trouxeram muito aprendizado. Não acho que todas as pessoas da minha idade tenham tido os mesmos aprendizados - algumas sim, outras ainda não -, mas hoje vim compartilhar pra vocês algumas das lições que a vida me ensinou nesse tempo que eu tenho no mundo! Vamos ver?


  1. Pessoas que te fazem mal não merecem sua companhia. Se você tem "amigos" ou um(a) namorado(a) que te coloca pra baixo, se afaste o quanto antes.
  2. Falar mal dos outros não te leva a nada, só traz negatividade pra sua vida. Ao invés de perder tempo gastando saliva e pensamento com a vida dos outros, gaste sua energia fazendo algo produtivo para a sua própria vida.
  3. Amigos não assinam contrato de que a amizade deve ser sempre a mesma. As amizades podem durar anos, mas você não precisa se preocupar se acontecer de se afastar um pouco de alguém. Em cada época da vida, você acaba se aproximando mais de uns do que de outros, por conta das afinidades mesmo. Mas isso não significa que as outras amizades mais distantes acabaram. E se acabarem, foi bom enquanto durou.
  4. Por falar em ser bom enquanto dura, nada é pra sempre. Portanto, aproveite o momento e aceite o fim das coisas com serenidade e paz no coração.
  5. Ninguém possui ninguém nessa vida. Pare de achar que alguém é exclusivamente seu e vice-versa e sua vida melhorará 100%. É do sentimento de posse que vem o ciúmes, e vamos combinar que esse só dá dor de cabeça.
  6. Passar um tempo, viajar ou fazer qualquer coisa sozinho é maravilhoso! Não se sinta mal se você gosta de às vezes ficar na sua, sem gente por perto. Introspecção é algo bom e saudável de se praticar de vez em quando (tudo em excesso faz mal). Você se conhece melhor e aprende a se amar e se respeitar.
  7. Como já vimos ali em cima, nada é pra sempre. Logo, não vale a pena perder tempo remoendo sentimentos. É bom curtir uma fossa quando algo acaba (amizades, viagens, namoros e por aí vai), mas passar meses sofrendo por algo que acabou chega a ser doentio. Bola pra frente, que a vida não espera, o tempo passa e a gente tem é que ser feliz!
  8. Não conte seus planos pra muitas pessoas antes que eles se concretizem. Ou pelo menos selecione pra quem vai contar. Tem muita gente por aí, inclusive pessoas próximas da gente, que ao menor sinal de sucesso da nossa vida ficam com inveja e transmitem uma energia super negativa pra nós. Não tem jeito, por mais que você tente manter essas pessoas longe, sempre vai ter um ou outro no seu ciclo de amigos que você ainda não identificou e que não fica exatamente feliz com a sua felicidade. Portanto, escolha a dedo pra quem vai revelar seus maiores sonhos e planos e não saia abrindo a matraca até eles se concretizarem.
  9. A gente aceita o amor que acha que merece. Vi essa frase naquele filme "As Vantagens de Ser Invisível" e nunca mais esqueci. Você só se relaciona com pessoas ruins, negativas e que te deixam triste? Tem alguma coisa errada aí, não acha? Primeiro a gente tem que se amar, elevar a nossa auto-estima, pra depois se relacionar com outras pessoas. Tendo esses pré-requisitos, ninguém vai querer se relacionar com gente ruim.
  10. Cada pessoa tem seu gosto e sua opinião. Por mais difícil que seja, respeite isso. Isso não significa que a gente não pode discutir sobre assuntos polêmicos; inclusive discussões saudáveis são muito legais e ao fim de argumentos inteligentes compartilhados, podem até haver mudanças de opiniões. Só não ache que você é o bam bam bam e queira calar o outro gritando sua opinião.
  11. Insistir no erro é burrice, como já diriam os sábios. Se algo não está bom, você pode até tentar melhorar. Mas se já tentou mil vezes e mesmo assim continua ruim, é melhor deixar pra lá. Desistir nem sempre é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.
  12. As pessoas mudam de opinião e gosto. Quem zomba dos outros por causa disso é um belo de um babaca. "Mas você não dizia que odiava tal coisa?" Dizia sim, meu bem, mas agora gosto. E o que você tem a ver com isso?
  13. Tudo passa. Essa é a lição mais clichê e mais essencial da vida. Não importa o quão feliz ou triste você está no momento, uma hora vai passar. A vida é feita de altos e baixos, e ainda bem que é assim! Pois dessa forma valorizamos muito mais os bons momentos e tiramos lições preciosas do maus.
  14. Você não tem obrigação de provar o seu ponto sempre. Pare de achar que sua opinião tem que se sobressair ou que você precisa se explicar toda vez que manifestar seus pensamentos. Você não é obrigado a explicar nada pra ninguém.
  15. Ninguém tem o direito de julgar ninguém. Cada pessoa tem sua história, e quando você critica alguém sem saber pelo que ele(a) está passando, você pode estar fazendo um mal horrível pra essa pessoa. Então, aqui vai uma dica: ao invés de julgar as pessoas, tente se aproximar e conhecê-las melhor. Você com certeza vai se surpreender. E se não quiser fazer isso, simplesmente mantenha sua boca fechada e você estará fazendo um favor ao mundo.
  16. Tudo, absolutamente tudo tem consequências. Pense bem antes do que você vai dizer ou fazer. Mas também saiba que agir por impulso às vezes também é bom; afinal, consequências ruins também servem de aprendizado.
  17. Nossos pais são pessoas como a gente. Eles têm problemas, preocupações e dilemas internos e externos pra resolver. Não os culpe por tudo e faça sua parte para que todos vivam em harmonia.
  18. Não queira mudar o passado. Toda experiência na vida é válida. Por mais que você tenha passado por algum momento muito sombrio e tenha sofrido muito, tudo tem um motivo pra acontecer e você com certeza tirou ou vai tirar lições preciosas dessas experiências. São as experiências que vivemos que nos fazem quem somos.

E então gente, gostaram da lista? Compartilham dessas ideias comigo?
Me contem nos comentários!


Um beijo e até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário