Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Especial: Cuidando dos pés no verão!

A gente sempre fala de esmalte, maquiagem, cabelo, cuidados com o corpo em geral... mas acaba esquecendo do que nos sustenta todos os dias, o dia inteiro: nossos pés.
Hoje eu resolvi vir falar com vocês sobre esse assunto porque ontem mesmo eu estava notando que os meus pobres pezinhos estão muuuuito ressecados e mal cuidados. A verdade é que eles ficaram assim o ano inteiro, mas agora no verão, a situação piorou, e eu resolvi tomar vergonha na cara e pesquisar maneiras de cuidar melhor deles.
Vamos ver algumas dicas, então?


  1. Esfoliação semanal ou quinzenal: quando a gente esfolia a pele, todas as células mortas vão embora automaticamente, deixando a pele mais lisinha e macia, o que já faz bastante diferença! O processo é simples: você pode usar tanto um esfoliante especial para os pés quanto um esfoliante normal corporal (aquele com os grãos mais grossos) e tem que estar com os pés molhados/úmidos para a esfoliação.
  2. Hidratação: o ideal é que a gente hidrate os pés todos os dias. Tudo bem que geralmente nós esquecemos disso, justamente porque é uma parte do corpo pra qual não damos tanto atenção, mas uma dica boa pra se tornar uma rotina e a gente nunca esquecer é passar o hidratante quando for dormir (quando você já estiver tomada banho, de pé limpo e já deitada na cama, sem mais nada pra fazer e ter que levantar de novo). Se quiser potencializar o efeito do hidratante, basta pôr uma meia nos pés, que vai esquentar a área e fazer com que o produto penetre mais facilmente na pele.
  3. Não cortar as unhas demais: E também não deixar as unhas grandes demais. Você tem que achar um meio termo. Como as unhas dos pés (das mãos também, mas dos pés mais ainda) são um lugar que os bichinhos e bactérias adoram pra se proliferar, não se deve deixá-las grandes demais. E também nem é bom porque pode causar machucados se você der uma topada ou usar um sapato fechado. Mas a sua unha também não pode ser cortada muuuito rente a pele, pois quando crescer pode ficar encravada ou ficar grudada na pele!
  4. Não tire as cutículas: Em vez disso, hidrate-as com cêras especiais ou até bepantol (funciona!). Essa dica também serve pras unhas das mãos. Nossas cutículas são a proteção das unhas contra agentes externos, e se tiramos acabamos deixando-nas vulneráveis demais à sujeira e até doenças! Por isso, em vez de tirá-las, hidrate, pois assim, elas não vão ficar grossas e ásperas e não vão deixar suas unhas com aspecto feio e ainda vão continuar protegendo-as!
  5. Dê um tempo do esmalte: essa dica já é até batida, mas é muito verdadeira! Não adianta querer passar um esmalte atrás do outro pra deixar a unha superficialmente bonita se ela não está saudável e começa a ficar com fungos, manchinhas e companhia. É essencial deixar a unha respirar entre um esmalte e outro, por isso faça uma pausa de pelo menos dois dias, e tente, de vez em quando, dar uma pausa de uma semana.
  6. Secar muito bem os pés após o banho: Dica de ouro! A gente tem tanta pressa na hora de se secar que os pés, mais uma vez, acabam sendo esquecidos. Geralmente a gente passa a toalha e depois seca os pés no tapete. Mas o certo é enxugar ele todo, inclusive entre os dedos (aliás, principalmente nessas áreas!), para evitar proliferação de bactérias e fungos, frieiras, entre outras coisas indesejáveis.
  7. Usar protetor solar: Eu nunca usei protetor solar nos meus pés na minha vida (a não ser que minha mãe passava quando eu era pequena e eu não me lembre). Vi essa dica outro dia na internet e cheguei a conclusão de que realmente, nossos pés sofrem muito debaixo do sol, principalmente nessa época em que eles ficam mais expostos, já que a gente usa praticamente só sandálias e rasteirinhas. É importante usar o produto não só para protegê-los dos raios do sol, mas também para não deixar que eles ressequem! Então, bora passar protetor!

Para finalizar, trouxe um vídeo pra vocês da super engraçada Paola Gavazzi (amo os vídeos dela!) com dicas pra fazer um mini spa para os pés em casa!




Eaí meninas, gostaram das dicas?
Vocês já faziam alguma delas?
Me contem nos comentários!

Beijocas da Yaroca


2 comentários:

  1. Eu adorei as dicas já que preciso muito cuidar dos meus pés, já que tenho a pele muito seca... adorei seu blog... bjinhoss...

    www.deuvontadedecontar.blogspot.com - Segue lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amor, que bom que você gostou do blog, sinta-se à vontade para visitá-lo sempre!
      Eu também preciso muito, sou bem descuidada com meus pés e eles acabam ficando muuuuito ressecados e ásperos! Que bom que você gostou das dicas, vê se experimenta e me conta depois se funcionou! Beijocas!

      Excluir